Sinal de vida

Bom, caros senhores, já estava na hora de eu contribuir com alguma coisa para este blog.

Primeiro uma breve apresentação: Me chamo Guilherme, vivo em Natal – RN (Paraíba para alguns), tenho 28 anos e pertenço, desde fevereiro deste ano à prestigiada classe dos funcionários públicos federais. Estou terminando um maldito curso de ciências da computação, que empurrei com a barriga por 8 longos anos. Entre outras coisas, também sou instrutor de escalada indoor. Acredito que um dos motivos de eu estar vivo hoje é a distância que vivo do humbias, pois tenho certeza que se vivêssemos na mesma cidade, meu fígado já teria falido pelo menos duas vezes (não que eu esteja reclamando...)

Pois bem. No meio da falta de idéias que me ocorreu nas últimas semanas, me lembrei de um filme que comecei a assistir sem querer há uns anos atrás mas que acabei gostando.

O Enigma de Andrômeda (The Andromeda Strain), é um filme de 1971 baseado no livro de mesmo título, escrito por Michael Crichton. Apesar de não tanto conhecido, é mais um interessante filme de ficção da década de 70.

A história começa com um satélite que reentra na atmosfera da terra, caindo nas proximidades de uma pequena cidade do Novo México.

Após vários dias sem notícia da primeira equipe enviada para resgatar o satélite, uma nova equipe sobrevoa o provável local da queda e a cidade, descobrindo que, por algum motivo desconhecido, todos se encontram mortos, inclusive os colegas enviados anteriormente. Aparentemente, o satélite trouxera algum tipo de micro-organismo que dizimou rapidamente a população da cidade.

Após uma investigação mais delicada, os cientistas encontram dois sobreviventes na cidade: um bebê e um velho. A história gira ao redor da tentativa dos cientistas em descobrir o que os dois teriam em comum e que os teria salvo da morte.

Apesar da ausência de cenas de ação, a atmosfera claustrofóbica e tensa do filme, bem como algumas insinuações de conspirações com armas biológicas prendem bem a atenção por 130 minutos.

Pra quem gosta de um suspense inteligente, fica aqui a minha dica.

Mais:

- Dizem que o filme é bem fiel ao livro. Talvez valha à pena conferir isso também.

- Em 2008, foi feito um seriado com o mesmo nome, também baseado no livro (não cheguei a ver).

Sobre Pessoas que Gostam de Matar


Se o Ó do Borogodó é Prison Break e Law and Order, saibam que há coisas bem mais interessantes por aí, que acabam sendo ignoradas pelos espectadores.

Estou me referindo a Dexter (antes que me perguntem se é a porra do desenho, NÃO !!!! não é aquele Dexter, esse é outro)...A série, transmitida no Brasil pela Fox, passou batida por muita gente.


Mas quem é esse tal de Dexter ?

Dexter Morgan é um sujeito franzinho e sarcástico, que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão (espalhamento) de sangue para o Departamento de Polícia do Condado de Miami-Dade. Tem uma namorada bem gostosa e uma meia-irmã meio pinelzinha...Até aí tudo bem, se não fosse pelo fato de Dexter ser um serial killer nas horas vagas. Na infância, órfão aos quatro anos, Dexter é adotado por Harry, um policial que logo detecta sua tendência homicida. Com isso, Harry consegue canalizar todo o fascínio do garoto por vivissecção de seres vivos para algo que ele acredita ser "do bem": caçar os infratores da lei que estão acima da justiça e que acham brechas da lei para praticar crimes.

E o que faz a série ser tão boa assim ?

- Em primeiro lugar, a interpretação de Michael C. Hall, que dá um banho em muito veterano. Confesso que poucas vezes vi alguém representar cinismo de uma forma tão natural e verdadeira. Dexter é o típico cara para o qual você não dá nada, apenas um magricela andando na rua e fazendo seu trabalho. Por trás dessa figura meio molóide, esconde-se um sujeito dotado de força física, faixa preta em artes marciais, inteligente e sagaz. Sua identidade dupla tem que ser escondida de todos, incluindo sua meia-irmã Debra, sua namorada e colegas de trabalho. Por isso, consegue ser um sujeito educado, carismático, respeitado pelo departamento de polícia e que adora crianças. Mas ele se esforça para ter sentimentos que não consegue ter, para manter a aparência de um ser humano "normal". E se durante o dia Dexter é um prisioneiro dentro de sua própria dissimulação, à noite ele se liberta e mostra para que veio. Aproveitando que a taxa de sucesso da polícia local é de 12%, ele se vale de seus conhecimentos da mente assassina e dos arquivos do departamento para caçar suas vítimas. Personagem difícil né...mas Michael dá conta muito bem do recado!!

- Em segundo, e é essa é a parte que mais gosto: suas frases de impacto, seus pensamentos sábios, e sua trajetória como um serial killer. Dexter é um pensador. Fala consigo mesmo o tempo inteiro, usando do mais alto nível do sarcasmo (abre o olho, Seth Cohen) para escolher suas vítimas e criticar suas próprias decisões, sejam elas erradas ou acertadas.

"Posso matar um homem, desmembrar seu corpo,e chegar em casa a tempo para ver o Letterman...Mas não sei o que dizer quando minha namorada está se sentindo insegura."

"Ela é casada com um monstro e nem sabe disso... nem deve conhecê-lo de verdade... talvez esse seja o segredo de um bom relacionamento duradouro."

"Eu nunca me importei muito com o conceito de inferno...Mas se ele existe, eu estou nele"

- E por último, o elenco e cenário escolhido. Miami, com suas marinas, calor estonteante e diversidade étnica, coloca lado a lado nomes como a estadunidense Jennifer Carpenter, os porto-riquenhos Lauren Vélez e David Zayas, e o coreano C.S.Lee.

A série é curta, com apenas 12 episódios de 42 minutos por temporada.

A primeira temporada estreou em outubro 2006 nos EUA. Está atualmente em sua 3ª temporada, com a estréia da 4ª. anunciada para outubro de 2009. Entretanto, a trama se desenrola de uma forma tão frenética que dá vontade de ver tudo numa única sentada. A 2ª temporada foi tida como a melhor por 99% do público. E realmente !! Cheguei a assistir 6 episódios direto, parando apenas pras necessidades fisiológicas básicas.

No Brasil, Dexter passa aos domingo, na Fox, às 22 horas.

“Meu novo amigo pensou que eu não seria capaz de resistir à presa que ele deixou para mim, mas eu resisti. Eu não sou o monstro que ele quer que eu seja. Então não sou homem, nem animal. Sou algo inteiramente novo. Com minhas próprias regras. Sou Dexter.”

A modernidade nem sempre é uma saída...

Um padre bem moderninho assume a paróquia da cidadezinha e resolveu agilizá-la: colocou micro no altar, no confessionário. Na sacristia implementou uma rede a:
. 100 Mbits com switch,
. Servidor NT com raid-5 e mirroring,
. Intranet baseada em NC,
. Oracle 8 com orientação a objetos, e
. Canal de dados/voz via satélite direto com o Vaticano.
Implantou o Sistema SAP R/3 que controla tudo, como o estoque de Hóstias, Controle de Casamentos, Fluxo de Caixa dos bingos, Dízimo a Receber, Obras Inacabadas, etc.
No dia em que o sistema SAP para Cálculo de Penitências do confessionário entrou em produção, o padre recebe uma garota para se confessar:
_ "Deus te abençoe minha filha, só um instante que estou me logando... pronto, pode falar: quais são os teus pecados?"
_ "Padre eu pequei! Foi com meu namorado, eu tentei resistir, mas ..."
_ "Vamos, filha, fale logo senão o sistema dá time-out na conexão!"
_ "Tá bom, padre, eu deixei meu namorado beijar meus seios e ..."
O padre interrompe a garota e digita afobado: "...Bei-jar-os-sei-os" e pressiona a tecla "Enter".
_ "Ok, filha, aqui diz: 'Rezar 2 Ave-Marias' e pronto! Próximo!"
_ "Não, padre, não acabei ainda!"
_ "Então fale, filha, antes que entre a proteção de tela!"
_ "Bom, padre, daí, ele me fez segurar seu pênis e ..."
O padre digita: ". Se-gu-rar o pê-nis", pressiona 'Enter' e diz:
_ "Bom , reza mais 3 Pais Nossos e tá perdoada. Próximo!"
_ "Não, padre, ainda tem mais!"
_ "Então fale, filha, que daqui a pouco o banco sai do ar para o backup."
_ "Daí, padre, ele tirou a minha calcinha e colocou metade."
"Co-lo-cou ½ pê-nis".... pressiona 'Enter' e grita:
_ "Opa, deu erro! Erro 45 ?? Vou ter que redigitar de novo:
"Co-lo-cou ½ pê-nis"... e pressiona 'Enter' .
_ "Opa, deu "Erro-45" de novo!"
O padre pega o manual e documentação do sistema e consulta:
_ "Vamos ver: Erro 40, 42, 44... Tá aqui: "Erro 45!"
Após ler a descrição do erro, o padre carinhosamente pede à garotinha:
_ "Filha, faz o seguinte: volta lá com o seu namorado e pede para ele enfiar tudo, pois este release do SAP não aceita fração !!!"

Pérolas do futebol

Aqui lhes apresento uma lista com os maiores dizeres dos jogadores de futebol... old também, mas é da hora.

“EU PEGUEI A BOLA NO MEIO DE CAMPO E FUI FONDO, FUI FONDO, FUI FONDO E CHUTEI PRO GOL”
(Jardel, ex-jogador do Vasco e Grêmio, ao relatar ao repórter o gol que tinha feito)

“A BOLA IA INDO, INDO, INDO.. E IU!”
(Paulo Nunes, comentando um gol que marcou quando jogava no Palmeiras)

“TENHO O MAIOR ORGULHO DE JOGAR NA TERRA ONDE CRISTO NASCEU”
(Claudiomiro, ex-meia do Inter de Porto Alegre, ao chegar em Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 72)

“NEM QUE EU TIVESSE DOIS PULMÕES EU ALCANÇAVA ESSA BOLA”
(Bradock, amigo de Romário, reclamando de um passe longo)


“NO MÉXICO QUE É BOM. LÁ, A GENTE RECEBE SEMANALMENTE DE 15 EM 15 DIAS”
(Ferreira, ex-ponta esquerda do Santos)


“QUANDO O JOGO ESTÁ A MIL, MINHA NAFTALINA SOBE”
(Jardel, ex-atacante do Vasco, Grêmio e da Seleção, hoje no Porto de Portugal)


“CLÁSSICO É CLÁSSICO E VICE-VERSA”

(Jardel)


“O MEU CLUBE ESTAVA À BEIRA DO PRECIPÍCIO, MAS TOMOU A DECISÃO CORRETA DEU UM PASSO À FRENTE”
(João Pinto, jogador do Benfica de Portugal)

“A MOTO EU VOU VENDER E O RÁDIO EU VOU DAR PARA MINHA AVÓ”
(Biro Biro, ex-jogador do Corinthians, ao responder a um repórter o que iria fazer com o “Motoradio” que ganhou como melhor jogador da partida)


“EU DISCONCORDO COM O QUE VOCÊ DISSE”
(Vladimir, ex-meia do Corinthians, em uma entrevista à Rádio Record)


“NA BAHIA É TODO MUNDO MUITO SIMPÁTICO. É UM POVO MUITO HOSPITALAR”
(Zanata, baiano, ex-lateral do Fluminense, ao comentar sobre a hospitalidade do povo baiano)

“JOGADOR TEM QUE SER COMPLETO COMO O PATO, QUE É UM BICHO AQUÁTICO E GRAMÁTICO”
(Vicente Matheus, eterno presidente do Corinthians)


“O DIFÍCIL, COMO VOCÊS SABEM, NÃO É FÁCIL”
(Vicente Matheus)


“HAJA O QUE HAJAR, O CORINTHIANS VAI SER CAMPEÃO”
(Vicente Matheus)


“SE ENTRA NA CHUVA É PARA SE QUEIMAR”
(Vicente Matheus)


“O MAIOR GENERAL DA FRANÇA É O GENERAL ELETRIC”
(Vicente Matheus, ao responder uma pergunta dos franceses que queriam comprar Sócrates)


“O SÓCRATES É INVENDÁVEL, INEGOCIÁVEL E IMPRESTÁVEL”
(Vicente Matheus, ao recusar a oferta dos franceses)


“NÃO TEM OUTRA, TEMOS QUE JOGAR COM ESSA MESMA”
(Reinaldo, do Atlético, ao responder a pergunta do repórter se ele ia jogar com aquela chuva)

5O Coisas que Aprendemos jogando VIdeo Game

1. As tartarugas vermelhas são mais inteligentes (e perigosas) que as verdes.
2. Se você estiver dirigindo e ver um raio brilhante ou qualquer objeto estranho de cores chamativas e agradáveis, passe por cima. Se X acelera, A é o turbo.
3. Atirar na cabeça é mais eficaz que em qualquer outra parte do corpo.
4. Allejo foi melhor que Pelé.
5. Nem todas as caixas podem ser empurradas. Muito menos todas as portas podem ser abertas.
6. Só pise no acelerador quando o sinal abrir.
7. Jamais corra fora da pista.
8. Se você não tiver armas ou não souber dar socos, pule na cabeça do desgraçado.
9. Em alguns casos, estrelas são mais importantes que moedas.
10. Não importa qual a distância que você esteja do gol, sempre chute da lateral.
11. Carrinho de lado não é falta.
12. Falta no goleiro leva à expulsão.
13. Golpes especiais, como saltar e dar um soco, fazem você perder vida (desde que você acerte o oponente).
14. Com socos e chutes você quebra carros com mais facilidade do que usando barras de ferro.
15. Não importa o modelo. O carro azul corre mais.
16. Gol olímpico é mais fácil que gol de falta.
17. Nunca é a última fase.
18. Select é tão útil quanto o Scroll Lock ou um bloco amarelo com uma exclamação.
19. Um ataque de zumbis não é nada caso você tenha uma Glock com 10 balas e uma boa mira.
20. Às vezes, uma facada funciona melhor que um tiro.
21. A vida não tem continues infinitos.
22. “Winners don’t use drugs - William S. Sessions – FBI”
23. Não importa qual o seu problema, ele pode ser resolvido com um lança chamas.
24. Ninjas sabem jogar golfe.
25. Você pode construir uma civilização somente com pedras, ouro e madeira.
26. Quando uma pessoa morre ela pisca até desaparecer.
27. Vampiros? Arrumem uma corrente.
28. Meia lua para frente + soco forte = algo interessante.
29. Paredes com rachaduras costumam guardar segredos.
30. Quanto maior o lutador, pior ele é.
31. O reforço sempre chega depois que você mata todo mundo.
32. Nem tudo na vida é Save Game. Portanto, nunca deixe de anotar o password.
33. No final das contas, você se fode para salvar o mundo ou uma mulher.
34. Dirigir pode ser muito mais interessante caso você esteja ouvindo “Highway Star”, “Paranoid” ou “Born to Be Wild”.
35. As melhores épocas de nossas vidas são as fases bônus.
36. PAC MAN nada mais é que correr atrás de balinhas enquanto se ouve uma música repetitiva. Ou seja, uma rave.
37. Você não precisa saber uma única nota musical para ser um astro do rock. Basta ter coordenação motora.
38. Paradas para abastecer o carro ou o avião atrapalham muito.
39. Nem todas as caixas de madeira são quebráveis. Só as mais brilhantes.
40. Barris explosivos são muito bons para matar um grande grupo de pessoas. Basta um tiro certeiro.
41. Nem todos os canos verdes o levam até o esgoto.
42. Não existem castelos sem lava.
43. Quase todos os heróis começam a vida deitados numa cama.
44. Pouco me importa se não adianta nada. Morrermos apertando Start para a introdução passar mais rapidamente.
45. As chaves podem ser do seu tamanho, mas você acha um lugar para guardá-la.
46. Correr no gelo escorrega. Muito.
47. Nem todos os rios estão para nado.
48. Comidas costumam te encher de vida.
49. Seu carro capotou, saiu da pista e explodiu? Ok, aguarde um instante que ele vai voltar piscando.
50. Cogumelos verdes. Não morra antes de provar pelo menos um.


Esse post é velho, batido e copiado, mas continua sempre atual. O interessante é o modo como cada umas das 50 coisas pode ser aplicado na nossa vida cotidiana moderna....

Da série GRANDES SLOGANS

"AJEITO TÉCNICO: TÃO POPULAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DOS PRÓPRIOS BLOGUEIROS!"

Em cartaz: "ENTER THE DRAGON"




A produção não é lá essas coisas todas, o enredo piorou. Mas é quebradeira total, do início ao fim! Esse foi o primeiro filme de artes marciais produzido por um grande estúdio de Roli Ude, isso em 1973. Antes dele, ninguém conhecia Bruce Lee e sua técnica de kung-fu. Aliás, depois desse longa é que começaram a pipocar os Jackie Chan e Jet-Li da vida....


A história é a seguinte: a irmã do nosso herói foi assassinada, e pra se vingar, Lee se infiltra lá dentro da fortaleza de um mafioso sem vergonha, poprietário de uma facção criminosa que fica numa ilha remota. O chefão usa uma academia de lutas como fachada para traficar mulheres, influências, álibis falsos, nota fiscal de caixa dois, receita de remédio tarja preta e enfim, tudo que pode ter de errado. Ah, pra traficar drogas também (Naquela época, o povo chique de Hong Kong se entupia de ópio, nada de Maria Joana). Pra variar, nosso paladino marcial terá que enfrentar 6x10²³ lutadores diferentes para cumprir sua "missão" (?). Seria mega-blaster-turbo-hiper-super-plus-advanced-x clichê se não tivesse sido o primeiro....


O filme peca em vários momentos. Primeiro, o exagero. Segundo, os efeitos sonoros das pancadas são involuntariamente discrepantes. Reza a lenda, inclusive, que o filme foi todo filmado sem som. Isso mesmo, sem som! Todos os efeitos, músicas, diálogos e o resto (Sobrou alguma coisa???) foram inseridos posteriormente. Terceiro, a história. Quarto, a produção. Quinto, Bruce Lee falando em inglês eu não desejo nem pro meu pior inimigo. Algumas cenas chegam a lembrar "Tretas em Hong Kong", dos mestres Hermes e Renato. Mas mermassim é bão. O filme é pancadaria mesmo, e as cenas de luta regassam. Nesse quesito o china detona.


Vale salientar que este é o mais famoso filme de lutas de todos os tempos. O que não quer dizer necessariamente que seja o melhor, mesmo porque, como diria Humphrey Bogart: "nós sempre teremos Retroceder Nunca, Render-se Jamais".


A película tem 102min e foi dirigida pelo canastrão Robert Clouse. Detalhe para o jovem iniciante Bolo Yeung, que não envelhece nunca. Aliás, Bolo pode ganhar uma indicação ao Guinness Book por maior quantidade de papéis secundários e sem importância do cinema mundial e internacional. E aproveito pra lançar um desafio: alguém já ouviu a voz do Bolo?image025.jpg


Um detalhe que merece atenção: as garras que o vilão fica usando durante o filme... BIZARRO! Tipo, Wolverine da Baixada? KKKK! Outro detalhe: um dos nomes cotados para esse filme seria "Blood and Steel". Inventivo, criativo e ... nada a ver!


POR QUE MERECE SER VISTO? Pra saber de onde saíram toooooooooodos os filmes de artes marciais que você conhece e os que você não conhece..... as cenas de luta são antológicas e já foram imitadas milhões de vezes. Até no Kung Fu Panda....


POR QUE NÃO MERECE SER VISTO? O enredo é fraco, e você já viu mil filmes do mesmo naipe, inclusive Guerreiro Americano 2 e 3, que seriam bons se não fossem tão ruins.


POXA, ALGO MAIS QUE EU DEVA SABER? Digamos que 72,37% dos personagens de filmes do Tarantino foram manipulados nessa farmácia... além das vestimentas e trejeitos.... a começar pelo personagem de Samuel L Jackson no Pulp Fiction, que se não saiu completamente deste filme, pelo menos sua cabeleira black power e suas costeletas estilosas saíram!


Ah, esse post contém Spoilers! Perdeu, preibói!

Um Ateu conhece Deus



Encontrei esse vídeo pela net e achei interessante.

Cara flexível...

Enquanto isso....

tailandia3[1].jpg


Com este post, daremos início a uma série de posts do nosso


NOTICIÁRIO EXCLUSIVO*.


Como tá toda a mídia (tanto a séria quanto a oportunista) falando do avião que sumiu, e não há espaço pra mais nada (pelo menos até aparecer algum maníaco do parque, alguma menina de 15 anos sequestrada por 100 horas, ou algo do gênero) e brasileiro sabe como é né, tem memória de galináceo, vamos falar sobre...


OS DIAS DA SEMANA


O quatro representava o mundo com suas coisas terrenas. Quatro são as divisões da Terra, quatro são os evangelistas, quatro são os ventos, quatro são as estações do ano, as pontas da cruz, as semanas do mês, as fases da lua, os pontos cardeais, as letras do nome de Deus (o tetragrama IHWH, de Iahweh) e do primeiro homem, na mitologia judaico-cristã (Adão). Quatro simboliza o sólido, o tangível. Quatro são os elementos (fogo, terra, ar e água). Quatro são as proposições aristotélicas (duas negativas, E, O, e duas afirmativas, A,I).


Os discípulos de Pitágoras faziam da tétrade (conjunto de quatro grãos (micrósporos) de pólen que se originam da célula-mãe mediante meiose) a chave de um simbolismo numérico que pôde dar um quadro à ordem do mundo.O quadrado era o símbolo da perfeição, por ser sempre igual de qualquer lado por que é visto. O número quatro é considerado um dos mais cabalísticos. Todo o sistema de pensamento jungiano, por exemplo, se fundamenta na importância fundamental do número quatro, já que a quaternidade representa para ele o fundamento arquetípico da psique humana.


Os planetas conhecidos, por ordem decrescente da distância da Terra, eram os seguintes, na época do império romano: Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio. Se terminarmos a contagem pela Lua e pusermos o Sol no centro do sistema, teremos a seguinte ordem astrológica: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua.


Com relação aos nomes dos dias da semana, o quatro exerce um papel fundamental: se contarmos até quatro, a partir de Saturno, inclusive, chegaremos ao Sol, e teremos o primeiro dia (Sunday); a partir do Sol, inclusive, contamos até quatro e chegamos à Lua (Monday, lunes, lundi, lunedi); a partir da Lua, inclusive, contamos quatro até Marte, portanto: mardi, martes, martedi. E assim por diante. Assim, o domingo é o dia do Sol; segunda-feira, o da Lua; terça-feira, o de Marte; quarta, o de Mercúrio; quinta, o de Júpiter (jeudi, jueves, giovedi); sexta, o de Vênus (vendredi, viernes, venerdi). Sábado é o dia de Saturno (Saturday).


Em inglês, Marte foi substituído por Tyw, o deus maneta da força e da guerra na mitologia nórdica (Tuesday). O dia de Mercúrio em inglês foi consagrado a Odin ou Wedin (na mitologia escandinava) ou Wotan, equivalente a Zeus, entre os germanos (Wednesday). O dia de Júpiter, quinta-feira, foi substituído por Thor, filho de Odin, na mitologia escandinava, ou o deus do trovão (que se traduz por Donner, donde Donnerstag, em alemão, para a quinta-feira). Assim Thursday significa "dia de Thor", em inglês. A sexta-feira era destinada à deusa Freya, esposa de Odin, deusa da juventude, do amor e da morte, na mitologia nórdica (daí o Freitag alemão ou o Friday inglês). Tag, em alemão, é dia.


O nome sábado vem do hebraico Shabbath, que significa "repouso". Para os hebreus, sábado é o sétimo dia da semana (que começa, portanto, no domingo). Para os cristãos, o último dia da semana é o domingo (de dies Dominica ou dia do Senhor). Senhor é traduzido por dominus (o senior latino, que deu senhor, significa "o mais velho", donde "senado", isto é, conselho de anciãos). De dominus temos dominar, dom, dona, donzela (de dominicella, senhorita, que deu origem ao "demoiselle" francês).


Os nomes em português têm outra origem. Vêm da feira que faziam os agricultores medievais que se reuniam no adro das igrejas a cada domingo (a primeira feira). É da expressão filius ecclesiae (filho da Igreja, da Assembléia) que se originou o nome "freguesia", inicialmente de cunho apenas religioso (ainda em voga, quando se diz "freguesia de Santa Rita", "baixar noutra freguesia", etc.). O dia seguinte ao domingo era o da xepa, o da segunda-feira... E feira ficou sendo o nome dos outros dias. Essa é a origem dos nomes dos dias da semana.


*NOTICIÁRIO EXCLUSIVO = aquele que EXCLUI as demais notícias....

O bom e o ruim do novo e do velho cinema







Não sou cinéfilo, nem tenho propriedade alguma para falar de alguns crássicos; no entanto, ontem fui assistir a 'Anjos e Demônios' no cinema, e reparei algo que o filme, que vai ser facilmente esquecido, TEM, que alguns crássicos não têm: DINÂMICA.

Qualquer pessoa que assistir ao filme vai entender o que estou dizendo. Está tudo lá: os clichês americanos, a direção pomposa demais, os diálogos auto-explicativos (mesmo que ambos os personagens saibam de tudo que estão falando: uma forçada maneira de deixar o expectador por dentro dos mistérios), a parte em que fingem ser um casal e eles são obrigados a dar a mão - pra gerar um 'pintou um clima'. A questão é que o filme já começa te arremessando informações e te colocando em situação empolgante o tempo inteiro, mesmo que seja (e é) só por diversão.

Estava me lembrando de Mullholland Drive (Cidades dos sonhos, no Brasil) que assisti com o Beto há alguns dias atrás. O filme é ótimo, um dos meus preferidos. Mas se existe uma coisa que ele não é, é dinâmico; pelo contrário: é confuso mas com muita monotonia, onde o expectador é brindando com taças de genialidade em momentos muito específicos. Não que isto seja algo inerente aos crássicos, pois Laranja Mecânica do Kubrick, consegue ser quase tão profundo quanto 2001 e ainda assim é um filme ligeiro, rasteiro e hardcore.

Nesse ponto é que salta à mente a RESOLUÇÃO que não tem nada a ver com cinema, e que, só conseguiu ser concentrada em uma série, nos tempos modernos: Lost.

Lost é uma produção americana, comercial e ainda assim é completamente honesta e inteligente.
Tem mistérios que não são toscos e auto-explicativos, a série não é feita duvidando da inteligência do tele-expectador, todas as idéias sociais-filosóficas estão inseridas no contexto da série, sem ter que ser só isso. A idéia de bem e mal é profundamente confrontada, mas de uma maneira completamente diversa da que estamos acostumados a ver por aí. O conflito da série não é, nem de longe, a sobrevivência dos personagens na ilha devido às circunstâncias de mantimentos. O aspecto da relação entre os personagens e os mistérios por trás disso e do significado (que acredito, que seja menos subjetivo do que possa parecer em um primeiro momento) da ilha são mais relevantes do que o 'comum' da série. Assim LOST conseguiu ser acessível, comercial, dinâmico, misterioso (no sentido verdadeiro da palavra), vanguardista, inovador, e CLÁSSICO (sim, clássico)... sem que tivesse que ser escrita por uma ala 'cult-independente-alternativa' do mercado americano.
POP-CLÁSSICO da qualidade que o cinema não têm conseguido ser, nem com os produtores Europeus-alternativos e nem com os diretores de Pastelões descartáveis Hollywoodianos.

Assim, se estiver desiludido ao assistir aquele filme do Gus Van Sant que conta os últimos momentos de Kurt Cobain (Last Days) ou mesmo com o novo filme da série X-men, acho que você deveria começar a assistir LOST...

Pronto, falei!

 
©2009 AJEITO TÉCNICO | by Betim